top of page
Cirurgia Orelha de Abano - Cirurgia Plástica em Natal - Drª Luciana de Sá e Drº Gustavo Pasqual

Cirurgia de Orelha de Abano 

Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha) em relação à cabeça e alterações de alguns relevos da orelha. A cirurgia propõe-se a modelar a cartilagem auricular sem aumentar o tamanho das orelhas, sendo que se houver aumento do tamanho aceitável das orelhas, esse também pode ser diminuído.

 

A idade ideal para a correção deste tipo de alteração é a pré-escolar, ou seja, dos cinco aos sete anos de idade. Isto se dá, porque nessa idade as orelhas já estão totalmente formadas e já no tamanho de adulto e também para evitar problemas de ordem psicológica. Todavia, nada impede que tal correção seja feita em outras fases posteriores da vida.

CIRURGIA

Esta cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, podendo ser geral a critério do anestesista e do cliente. Quando a criança é de baixa idade e se apresenta muito agitada ou ansiosa pela cirurgia, recomendamos a anestesia geral, a fim de conseguir-se a devida imobilização do(a) paciente. Nesse aspecto é muito importante que a criança esteja motivada para a cirurgia e realmente desejando as melhoras propostas, pois assim ela participará e colaborará bastante com o procedimento, até mesmo permitindo a cirurgia com anestesia local.                                   

A duração do procedimento é de aproximadamente duas horas e deve-se lembrar que o tempo de bloco cirúrgico é maior, devido à preparação e à recuperação pós-anestésica. Não há necessidade da internação hospitalar, ou seja, o (a) paciente pode ir para casa no mesmo dia, salvo se ocorrer alterações pós-operatórias (recuperação anestésica, sangramentos). 

As cicatrizes neste tipo de cirurgia são geralmente imperceptíveis em razão de se localizarem atrás das orelhas. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar em um bom padrão. Como toda cirurgia, as particularidades existem e também as maneiras específicas de tratá-las. Em situações especiais, incisões anteriores nas orelhas (futuras cicatrizes) poderão ser necessárias para cuidar dessas peculiaridades. Esses casos serão detalhadamente esclarecidos nas consultas pré-operatórias. As cicatrizes também poderão evoluir mal, dependendo de cada organismo.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso. Mesmo assim, se se apresentar algum grau aumentado de sensibilidade dolorosa, o uso de analgésicos comuns resolve bem e será recomendado na prescrição de pós-operatório. Somente deve-se usar medicamentos recomendados pelo médico, seguindo todas as orientações dadas pela equipe cirúrgica.

 

Fonte e mais informações em:

Drª Luciana de Sa Pasqual & Drº Gustavo Pasqual

Cirurgia Plástica - Natal

99614-2005 whatsApp.

Le Clinique. Av. Hermes da Fonseca, 880. Sala 302.  Tirol. 

Natal/RN

Diretor Técnico: Drº Gustavo Pasqual  - CRM-RN 7995 / RQE 1930

Todo conteúdo deste site  tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar

autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

bottom of page