top of page
Cirurgia Plástica em Natal - Drª Luciana de Sá e Drº Gustavo Pasqual

Blefaroplastia -

Cirurgia das Pálpebras

A cirurgia estética das pálpebras tem por objetivo remover os excessos de pele, bolsas de gordura e parte das rugas dessa região, que fazem o olhar apresentar um aspecto triste e cansado. É importante enfatizar que os “pés de galinha” são resultantes da ação muscular nesta região do rosto e que não são totalmente suavizados pela cirurgia, pois não podemos bloquear definitivamente a movimentação destes músculos, sendo assim parte destas rugas permanecerá. A complementação deste procedimento com a toxina botulínica (Botox), muitas vezes, é aconselhada para um resultado melhor.

Esta é uma cirurgia mais freqüentemente indicada após os 30 anos de idade em função dos fenômenos de envelhecimento. No entanto, a presença de bolsas de gordura ou flacidez precoce das pálpebras ligadas a fatores genéticos pode sugerir a cirurgia para os mais jovens. 

A blefaroplastia pode ser superior, inferior ou total, e a indicação vai depender da necessidade de cada caso. Muitas vezes o problema das pálpebras ocorre devido a fatores clínicos, não estando, nestes casos, indicada qualquer cirurgia (olheiras, edemas, etc.). Outras vezes, os problemas clínicos estão associados a problemas cirúrgicos e, mesmo que se opere devidamente as pálpebras, ainda assim persistirá um percentual do defeito original decorrente do distúrbio clínico associado.

 

CIRURGIA

A cirurgia é realizada em hospital ou clínica especializada em caráter ambulatorial, ou seja, tendo sua alta prevista para o mesmo dia. A anestesia é, preferencialmente, local com sedação, podendo também ser geral a critério do anestesista e das particularidades de cada caso.

Na pálpebra superior, é minuciosamente medida a quantidade de pele que deve ser removida, deixando a cicatriz final praticamente disfarçada no sulco natural da pálpebra. As bolsas de gordura superiores são tratadas.

Na pálpebra inferior, a incisão da pele é feita próxima à implantação dos cílios, sendo a pele levantada e as bolsas de gordura, quando presentes, retiradas. O excesso de pele é finalmente ressecado e a sutura (pontos) aplicada.

Ao final da cirurgia, serão colocados tampões de soro fisiológico sobre os olhos com o objetivo de controlar o inchaço e manter o repouso necessário no pós-operatório. Estes tampões serão removidos no momento da alta hospitalar.

 

CICATRIZ

Comumente as cicatrizes adquirem coloração rósea, com o tempo vão clareando até adquirirem a tonalidade semelhante à da pele e ficam praticamente escondidas nos sulcos naturais das pálpebras.

Fonte e mais informações em:

Drª Luciana de Sa Pasqual & Drº Gustavo Pasqual

Cirurgia Plástica - Natal

99614-2005 whatsApp.

Le Clinique. Av. Hermes da Fonseca, 880. Sala 302.  Tirol. 

Natal/RN

Diretor Técnico: Drº Gustavo Pasqual  - CRM-RN 7995 / RQE 1930

Todo conteúdo deste site  tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar

autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

bottom of page