

Lipoaspiração
A lipoaspiração destina-se à remoção de gordura localizada, de qualquer região do corpo, com cicatrizes mínimas, por meio de um aparelho especial de vácuo. Os locais mais comumente tratados são o abdômen, flancos, dorso, culotes, braços e coxas.
Já a lipoescultura é um termo mais recentemente difundido, que caracteriza a mesma lipoaspiração e a utilização desta gordura aspirada para preenchimento de alguma depressão corporal ou para aumento de áreas, como as nádegas (lipoenxertia).
É importante reforçar que este não é um tratamento de obesidade, devendo ser encarada como uma cirurgia de modelação ou de contorno corporal e não como uma forma de emagrecer. Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, poderá haver uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada determinada área mantém com o restante do corpo.
INDICAÇÕES
Esta técnica pode ser utilizada para qualquer região corporal que apresente acúmulo localizado de gordura. Visando retirar esse acumulo e melhorar o contorno corporal, aspira-se a gordura do subcutâneo até que uma forma suave e retilínea seja alcançada. A "lipo" não vai corrigir flacidez de pele ou de musculatura. Assim, resultados espetaculares nem sempre são possíveis e nesses casos a remoção do excesso de gordura poderá acentuar a flacidez, já que a pele (com sua elasticidade prejudicada) ficará sem uma boa sustentação.
CIRURGIA
O procedimento é diretamente relacionado a área que precisa ser tratada, a recuperação é rápida e o paciente retorna as suas atividades normais em torno de 15 dias.
O resultado depende também dos hábitos do paciente, cuidados com alimentação, atividades físicas e, principalmente, o controle do peso farão influência em médio e longo prazos.
CICATRIZES
As cicatrizes da lipoaspiração correspondem a pequenos cortes que são cuidadosamente colocados em pontos estratégicos para a devida remoção gordurosa, mas que são planejadas para estarem disfarçadas em sulcos, dobras, relevos naturais ou em áreas normalmente cobertas por vestes, na maioria dos casos.
Fonte e mais informações em:

